Ver Comparador (0 veículos)
13 Mai 2020

Software para robôs

Software para robôs

Kuka Sunrise Toolbox, é o nome do sistema. Este software foi criado na Universidade de Coimbra e surgiu para simplificar a utilização dos robôs que, até então, só poderiam ser comandados por pessoas com um conhecimento técnico muito grande.

Agora, com a utilização do software, os robôs Kuka – os mais usados a nível mundial para tarefas de alta precisão – podem ser controlados por pessoas com conhecimentos básicos de programação.

A BMW já está a utilizar este projeto na sua sede, em Munique. Estão a fazê-lo porque defendem que a produção será menos flexível no futuro e que os robôs servirão para ajudar e para se adaptarem às funções que os humanos têm para fazer.

Há dois pontos a ressalvar relativamente ao que o software consegue fazer. Os movimentos têm memória, ao clique de um botão. Podemos colocar o braço do robô numa posição específica e memorizá-la. Desta forma, o robô levará o braço até à mesma posição, automaticamente. E o segundo, é defendido como um dos mais inovadores em todo mundo. Se o humano estiver equipado com sensores e tentar tocar no robô, o Kuka tentará evitar a colisão a todo o custo, por questões de segurança para o trabalhador.

O sistema é gratuito e pode ser utilizado por qualquer entidade produtora. A BMW, pode agora colaborar com a Universidade de Coimbra, para melhorar o software.

Subscrever Newsletter
  • Hendo
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi